eSocial – Soluções Inovadoras
A elaboração da governança eficiente tem como um de seus princípios o gerenciamento dos riscos, como também estabelecer controles internos, envolvendo os proprietários e os stakeholders da organização. Neste contexto inclui-se a prevenção de fraudes, o efetivo cumprimento das regras e dos regulamentos, com o objetivo de assegurar o atendimento do compliance.
DIAGNÓSTICO ESOCIAL
Com esta visão, a INTER SYSTEM desenvolveu uma metodologia que tem aplicado na implantação do Projeto eSocial nas empresas, que denominamos “Diagnostico eSocial” que tem como escopo efetuar a analise de todas as praticas da empresa, tendo como foco o atendimento da Legislação Trabalhista, Previdenciária e Fiscal.
São avaliadas as práticas operacionais que envolvem as áreas da empresa, como: Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscal, Compras, Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho, Jurídico e TI.
O Diagnostico eSocial fornecerá como resultado a especificação de cada “não conformidade” identificada, em relação a legislação aplicada a cada uma destas analises e a ação recomendada para mitigar ou eliminar o risco . Como segue o quadro abaixo:


Com o resultado deste trabalho, a organização terá a visibilidade do risco existente na entrega de suas informações para a Receita Federal, Previdência Social e demais entes do Governo Federal que se utilizarão das informações fornecidas nos seus sistemas eletrônicos responsáveis por este recebimento. Lembrando que todas estas informações serão cruzadas e validadas eletronicamente pelos Sistemas do Governo Federal, gerando multas que serão cobradas eletronicamente.
A INTER SYSTEM identifica para este projeto os seguintes Desafios, Riscos e Oportunidades:
Desafios
- Identificar as não conformidades legais e os processos para atender o eSocial;
- Integrar eficientemente a comunicação entre as áreas da empresa;
- Implementar as mudanças e alinhar com a cultura da empresa;
- Definir um Plano de Ação para mitigar e/ou eliminar os riscos legais e operacionais;
- Definir claramente as responsabilidades e os papeis para atender o fluxo de informações requeridas;
- Atender aos prazos requeridos para as entregas das informações do eSocial;
- Desenvolver as “empresas parceiras” para atender aos requisitos das informações por elas tratadas sob a gestão dos contratos existentes, nas novas exigências do eSocial;
- Adequar os sistemas envolvidos para atender na formatação do eSocial, oferecendo agilidade, qualidade, segurança e integração das informações.
Riscos:
- Não atender a legislação trabalhista, previdenciária e fiscal;
- Multas ou sanções legais;
- Perda de prazo estabelecido no MOS – Manual de Orientação eSocial;
- Falta de aderência das transações e falhas em cumprimento das normas estipuladas pelo eSocial;
- Transmissão de obrigação acessória inconsistente; Informações divergentes entregues por áreas da empresa ao Governo que serão cruzadas com as demais escriturações digitais.
Oportunidades:
- Possibilitar a empresa padronizar os procedimentos de controle para atender de forma tempestiva as normas do eSocial e adequar a cultura da empresa;
- Rever as responsabilidades e papéis das áreas envolvidas com o eSocial;
- Adequação ao eSocial no prazo estipulado pela legislação;
- Mitigação de riscos e multas;
- Cumprimento dos requisitos do eSocial;
- Mitigação dos pontos críticos que podem impactar a operação das áreas usuárias para geração das informações ao Fisco;
- Integração das áreas usuárias em processos de administração de colaboradores e terceiros;
- Reorganizar Processos e Ocupações;
- Avaliar o legado sistêmico da empresa.
O cumprimento da legislação, das leis, dos regulamentos e das práticas de governança é frequentemente uma grande responsabilidade para os gestores manterem a operação da organização nos mais altos padrões segurança e qualidade de suas informações.
Neste contexto o Projeto eSocial tem um foco especifico nas operações de SST. Portanto, estas áreas terão que rever seus processos e documentos para atender as especificações do eSocial.
A eficácia das empresas em identificar, mitigar e gerenciar o risco já está sendo avaliada por instituições financeiras. Em tal situação, um gerenciamento de controles eficaz pode ter um impacto tangível na avaliação de uma empresa.
