DIAGNÓSTICO SST – Saúde e Segurança do Trabalho

Esse Projeto tem como objetivo estruturar a área de Saúde e Segurança do Trabalho da EMPRESA, para o atendimento dos requisitos exigidos pelo Projeto eSocial do Governo Federal. Nesse sentido as áreas deverão fazer adequações em seus processos que incluirão mudanças em suas operações e registros de todas as informações que impactarão na elaboração dos eventos que deverão atender ao eSocial. 

O Projeto de Implantação do eSocial para SST começa com a execução do Diagnóstico dos Processos que identificarão os eventuais “GAPS” no atendimento da Legislação Trabalhista e Previdenciária, como também avaliar os modelos dos documentos utilizados pela área de SST. 

Próximos passos:

Elaborar o Plano de Ações que conterão todas as atividades para adequar os processos, fluxos, sistemas e responsabilidades para atender a especificação legal sob as necessidades do eSocial e operacional da EMPRESA.

Executar o Plano de Ações é a fase onde serão efetuados as correções no processo com o objetivo de atender a legislação eliminando o risco fiscal.

Elaborar o Plano de Testes e Execução junto ao Ambiente Nacional eSocial e com a integração das demais informações das áreas da empresa. O resultado desta fase é eliminar qualquer intercorrência e alinhar os processos e as entregas dos eventos de responsabilidade da área de SST com a integração das demais áreas da empresa.

 Nossa equipe multidisciplinar está pronta para oferecer um diagnóstico com as especificações do risco e as respectivas ações recomendadas. 

 

TERCEIRIZAÇÃO DA GESTÃO DOS EVENTOS DE SST – eSocial

 

Conforme visto no primeiro paragrafo, o diagnóstico de SST deve ser bem estruturado, com o propósito de atender todas as necessidades dos processos de geração dos eventos de SST a INTER SYSTEM oferece os serviços de assumir a operação de todas as necessidades da empresa, com outras palavras, atender os processos de geração dos eventos de SST para envio para o eSocial, como também a gestão dos retornos e seus respectivos protocolos do eSocial. Os passos para este procedimento de “Terceirização da Gestão dos Eventos de SST – eSocial”, deveria iniciar com a execução do Diagnóstico de SST – eSocial e depois deste passo a terceirização. Pois desta forma a empresa terá o conhecimento de todas “não conformidades” com o objetivo de eliminar os riscos apresentados. 

Escopo da terceirização compreende: 

1º – Gerar e manter atualizado o cadastro da Empresa e Trabalhadores.

2º – Criar o registro de todos os Ambientes de Trabalho identificados pela Área de Segurança do Trabalho.

3º – Lançar as informações do último laudo vigente (PPRA, LTCAT, AET, APR…) mapeamento dos riscos Físico, Químico, Biológico, Ergonômico e Mecânico de acidente de cada trabalhador.

4º – Lançar os Exames Médicos realizados para posterior Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

5º – Lançar a comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.

6º – Lançar os Treinamentos obrigatórios que constam das exigências de cada NR que a empresa necessita atender.

7º – Gestão dos eventos enviados e os respectivos retornos em conformidade com a logica do envio.

8º – Gestão dos protocolos de entrega e retorno dos eventos.

9º – Definir o fluxo das informações que se integram com as demais áreas da empresa.

Sistemas:

 A INTER SYSTEM disponibiliza os sistemas de Saúde Ocupacional e de Segurança do Trabalho para os registros das informações, como libera o acesso a todas as informações para consultas. O sistema DATAMACE atende todas as exigências e especificações do eSocial. 

Caso a empresa tenha sistemas que atendam todas as especificações para atender SST e o eSocial, nossa equipe poderá se utilizar de seu sistema para manter a operação e gestão dos processos.

Conheça nossos outros serviços de terceirização, clique aqui!

Diagnóstico em SST

Deseja saber sobre outros assuntos voltados a Saúde e Segurança do Trabalho?
Conheça a DTMSEG, clique aqui!