Diagnóstico SST – Saúde e Segurança do Trabalho

O Escopo do Projeto tem como objetivo estruturar a área de Saúde e Segurança do Trabalho da EMPRESA, para o atendimento dos requisitos exigidos pela Legislação e NR's. A visão operacional atual da área terá adequações em seus processos e fluxos das informações que impactarão na elaboração dos eventos e na entrega para alimentar o Sistema do Governo Federal. O Projeto Diagnóstico SST tem como uma das suas atividades a de identificar todos os documentos exigidos conforme as NR's e adequa-los para atender as informações solicitadas nos layouts definidos no Manual de Orientação do Governo Federal.

Gestão do FAP-NTEP e Contestação B91

Consiste na realização de:

  • Consulta Semanal:
  • Extração semanal dos dados de Benefícios concedidos pela Previdência Social e Acompanhamento das alterações que esses benefícios sofram;
  • Análise dos afastamentos enquadrados como decorrentes do trabalho;
  • Confirmação junto a empresa se ela concorda com esse enquadramento ou se foi vinculado a empresa através do NTEP, caso a empresa não concorde com o enquadramento desse benefício elaboramos a documentação para contestação e reversão da natureza do benefício com o intuído do mesmo não ser computado no FAP da empresa.
    • Extração anual do FAP:
  • Anualmente no fim de setembro é publicado o FAP. Realizamos a extração e conferência dos dados publicados. Caso nessa ocasião seja identificada alguma situação que a empresa não concorde ou não reconheça também é feita a contestação para reversão da situação e diminuição do valor do FAP.
  • Equipe Multidisciplinar Especializada para atender todas as suas necessidades e Mudanças do eSocial.

    • Implantação do histórico e manutenção mensal:
  • Lançamento em sistema do histórico de todas movimentações de CNPJ, Cargo e Setor dos funcionários ativos; Cadastro de descrição de atividades de cada cargo existente, para atendimento da seção I.
  • Lançamento dos laudos (PPRA ou LTCAT) elaborado em cada ano, para mapeamento da exposição a riscos Físico, Químico e Biológico de cada funcionário e cadastro do Engenheiro responsável por cada ano/Laudo, para atendimento da seção II.
  • Lançamento dos exames médicos; Cadastro do responsável por cada ano/PCMSO, para atendimento da seção III.
  • Cadastro de representante legal da empresa, responsável pela assinatura da PPP. Após a conclusão da implantação, passamos a receber todos esses dados mensalmente para manter o sistema atualizado, possibilitando assim a emissão do PPP anualmente e sempre que solicitado pelo cliente.
    • Implantação leiautes de SST - eSocial - PPP Magnético::
  • Lançamento em sistema da posição atual dos funcionários ativos (CNPJ, Cargo e Setor), que será utilizado como base para parametrização dos demais leiautes;
  • Criação dos ambientes de trabalho e descrição do mesmo, para atendimento do S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho.
  • Lançamento das informações do último laudo vigente (PPRA, LTCAT, AET, APR, OS...) para mapeamento da exposição a riscos Físico, Químico, Biológico, Ergonômico e Mecânico/de acidente de cada funcionário; Cadastro da descrição de atividades de cada cargo ativo; Cadastro do profissional responsável pelos laudos, para atendimento do S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco.
  • Lançamento pontual dos exames médicos realizados, cadastro dos médicos examinadores e cadastro do responsável pelo PCMSO, para atendimentos do S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador.
  • Lançamento pontual do exame toxicológico, caso haja, para atendimento do S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional.
  • Lançamento dos dados da CAT para atendimento do S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho.
  • Cadastro dos treinamentos obrigatórios aplicáveis para o ramo de atividades da empresa; Atribuição desses treinamentos que foram realizados por cada um dos funcionários, conforme exigência do eSocial, para atendimento do S-2245 - Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações.
  • Gestão e Guarda dos Protocolos e Recibos do eSocial;
  • Desenvolvimento de fluxos junto ao cliente, para alinhamento das práticas para atendimento das exigências e dos prazos estabelecidos pelo eSocial;
  • Equipe Multidisciplinar Especializada para atender todas as suas necessidades e Mudanças do eSocial.