Eventos Programados:

Participe deste encontro que faremos para ajudar você no desenvolvimento do Projeto eSocial para a Área de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.

Faça a sua inscrição para ter o acesso PRIVADO e no dia envie suas perguntas.

Este será o primeiro de uma serie que faremos durante os próximos dias.

Aproveite e mande também sugestões de TEMAS que poderemos preparar para você.

Nos vemos no dia 26/03 às 17H30.

Até lá!

Andreia Amorim e Tais Viana

Data: 26/03/2019

Horário: às 17H30

Abordaremos conceitos de Engenharia e Direito Relacionados ao eSocial, com ênfase ao Ruído; Capacitar os profissionais acerca da aos eventos S-1060, S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho; S-2220 – Monitoramento da saúde do trabalhador; S-2230 –  Afastamento Temporário; S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco -Insalubridade/Periculosidade/Aposentadoria Especial;

Nivelar conhecimento sobre ruído a partir da fisiologia do som, técnicas e parâmetros de medição. Instrumentação e unidades de medição, propagação, critério de referência. Falácia do limite tolerância único para RFB e INSS versus MTE. Apresentar o obsoletismo, anacronismo e erro matemático do Anexo I da NR 15, bem como sua interpretação equivocada quanto aos limites de tolerância. Demonstrar aplicação indevida e equivocada que se faz do Anexo I da NR, notadamente quanto ao uso impróprio que se dele se faz para fins de INSS e RFB. Demonstrar o Tira-Teima NHO 01 versus Anexo I da NR 15. Origens, desvios e vieses interpretativos da NR 15 perante NHO 01 e o atual estado da arte. Entendimento correto sobre avaliação de ruído para fins da RFB, MTE e INSS. Aplicação e tira-teima cabal para fins de preenchimento dos registros do S-2240 e S-2241, em contraponto ao laudo de insalubridade. Esclarecer os fluxos, interações e correspondências no eSocial entre as entradas e saídas de informações relacionadas ao ruído no PPRA, PCMSO, LTCAT, Seguro Acidente do Trabalho – SAT, Financiamento da Aposentadoria Especial – FAE e o Fator Acidentário de Prevenção – FAP.

Vibrações e calor. Conceitos gerais, ocorrência, efeitos. Física da vibração e do calor. Parâmetro de medição. Limites de tolerância. Avaliação da exposição. Dose de vibrações e calor. Fisiologia da vibração e transferência de calor. Matemática, álgebra e equações básicas relacionadas a calor e vibração. Setting de instrumentos. Definição de vibrações e calor; Dosimetria. Cálculo da Dose de vibrações. IBUTG, Metabolismo (calor).  Eventos do eSocial relacionados a vibrações e calor. Ineficácia do EPI: Posição do STF- EPI para Insalubridade absolutamente ineficaz. Termologia. NHO 06 Fundacentro. NR 15 – Anexo 03. CLT art. 253. Frio e Calor. IBUTG. Metabolismo. Sobrecarga térmica. Agentes físicos: Vibração. tipos, classificação detalhada. Vibrações: conceitos gerais, ocorrência, efeitos. Física das vibrações do corpo humano. Vibrações localizadas e de corpo inteiro. Vibrações de corpo inteiro e segmental. Parâmetro de medida. Limites de tolerância. Avaliação. Critérios de medição, instrumentação e técnicas de medida. Medida de controle. Análise de medidas de controle. Laboratório de vibrações. Dosimetria – Cálculo da Dose de vibração. Programação dos medidores de vibração. O uso correto do VDVR / Fator de crista; ler e interpretar as Normas 09 e 10 da Fundacentro; Vibrações: conceitos gerais e ocorrência. Física das vibrações. A norma técnica NHO 06 da Fundacentro. Ciclo de trabalho x situação térmica. O tempo mínimo de estabilização dos termômetros. As doenças induzidas pela exposição ao calor. Alimentação dos achados ambientais nos eventos do eSocial.

Paulo Rogério A. de Oliveira

Criador, elaborador, articulador dos eventos e tabelas de SST do eSocial.
Pós-doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP.
Doutor em Ciências da Saúde (UnB-2008). Mestre em Prevención y Protección en Riesgos Laborales (Univ. Alcalá de Henares, Espanha – 2004). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Graduado em Engenharia Mecânica (UFBA-1996).
Autor dos Livros :NTEP e FAP – Um novo Olhar sobre a Saúde do Trabalhador; Exótico ao Esotérico: Uma sistematização da Saúde do Trabalhador; Fator de Risco Ruído no eSocial: da Engenharia ao Direito.

Autor do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP (Incorporado no ordenamento jurídico pela lei 11.430/06) e do Fator Acidentário de Prevenção – FAP (Incorporado no ordenamento jurídico pela Resolução CNPS 1.236/2004)

Idealizador do Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP (Incorporado no ordenamento jurídico pelo Anexo XV da Instrução Normativa INSS/DC Nº 78 – de 16 de julho de 2002).

Data: 18/05/2019

Horário: das 08hs às 17hs

LOCAL:

AUDITÓRIO GRUPO DATAMACE

Rua Pedro Setti, 221

Vila Olga

São Bernardo do Campo – SP

R$696,00 pagamento via boleto ou pessoa física

pagamento via cartão – PAGSEGURO

INCLUSO :  Certificado de Participação e após o seminário  disponibilizaremos a apresentação do palestrante com   acesso via internet.

PARTICIPE E NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE SANAR SUAS DUVIDAS.

Assista – Sobre o Seminário